Curitiba Restaurant Fashion Week

Nós, gastro lover’s, estamos em polvorosa! Curitiba recebe sua terceira edição do Restaurant Week, evento que acontece no mundo inteiro e oferece cardápios fechados no almoço e no jantar à preços fixos. No almoço, 29,90, no jantar, 39,90. Pode-se dizer que o preço não é barato. Mas vale a pena. Vale a pena poder provar receitas criadas por chefs e elaboradas com técnica e conhecimento. Sem contar que há vários restaurantes participantes que, fora desse evento, cobram valores bem mais altos por um menu completo. E convenhamos, não se gasta com comida. Investe-se em cultura e momentos de puro prazer. Sim, para mim comer é um imenso prazer (ui!).

Então chega de lero lero. Eu listei as melhores opções (para mim) para jantar com as amigas. Vou colocar aqui os cardápios comentados que fiz. Nada muito elaborado, mas é a percepção de alguém que, modéstia parte, já comeu em excelentes restaurantes no Brasil. Além de analisar o cardápio e as opções de entrada, prato principal e sobremesa, analiso a montagem do cardápio, a escolha dos ingredientes, o restaurante, o valor que normalmente se pagaria lá, a localização e o ambiente. Itens importantíssimos antes de fazer a reserva. Sim, aconselha-se fazer reservas, pois os restaurantes costumam ficar lotados nessa época.

C la Vie – Rua Comendador Araújo

Entrada: Polenta cremosa com roquefort

Prato Principal: Grand ravioli de salmão com espuma de limão Siciliano ou Jarret de vitelo com purê de mandioquinha e molho roti.

Sobremesa Crepe de creme de avelã com sorvete de creme

Restaurante chique e ainda novo na cidade. O cardápio é assinado pelo famoso chef Erick Jacquin e serve a tradicional cozinha francesa, com toques modernos. Eu ainda não conheço, mas com certeza entra na minha lista must go. O preço não deve ser muito acessível, mas a comida deve compensar. Esse menu tá bem simples, porém criado com ingredientes que fazem a diferença. Queijo roquefort, por exemplo, dificilmente se vê em cardápios por aí. Espuma de limão Siciliano é moderno e deve ser divino. Purê de mandioquinha ressalta o uso de itens made in brasil. Eu sou apaixonada por polenta, e fã de salmão. Não sei porque ainda não fui lá provar tudo isso. Estou arrependida, beijo, tchau.

Chalet Suisse – Rua Francisco Dallalibera, 1428 – Santa Felicidade

Entrada: Alcachofra e cogumelos à provençal ou Tartelette de queijos suíços.

Prato Principal: Filé mignon ao molho de mostarda servido com batata rosti e legumes na manteiga ou Moqueca de peixe servida com arroz, batata palha e farofa de dendê ou Strogonoff de mignon servido com arroz e batata palha.

Sobremesa: Creme brulee ou Profiterólis

Não conheço, nunca fui e achei longe. Santa Felicidade é um bairro lindo de Curitiba, mas geralmente, distante da maioria das pessoas. Mas acho que o restaurante deve ser uma graça, super aconchegante, e por ser tão longe, vai parecer que você está em outra cidade. O cardápio parece muito interessante. Tudo que tem Alcachofra me conquista. Poderia viver de alcachofra foréva. As opções de prato principal são bem simples. Eu ficaria com a Moqueca de peixe só para provar essa farofa de dendê. Agora ir lá para comer strogonoff, ninguém merece! A sobremesa também me conquistou, me jogaria sem medo de ser feliz no creme brulee. Que aliás, faz tempo que quero comer!

Duo Cuisine – Rua Desembargador Costa Carvalho – Batel

Entrada: Duo de Carpaccio, carpaccio de salmão ao toque cítrico do oriente e carpaccio de filé ao molho pesto e alcaparras ou Salada Kevelaer: rúculas orgânicas, lascas de queijo Grana Padano, cogumelos silvestres e redução de vinho Cabernet Sauvignon.

Prato Principal: Risotto Mediterrâneo, camarões selecionados ao aroma de limão Siciliano, arroz carnaroli e manjericão fresco ou Mignon a Baronesa, filé mignon alto, batatas com crosta de alecrim, crocante de Panko e molho Dupepe.

Sobremesa: Brigadeiro da Moça, de chocolate e cacau com gotas de caramelo de laranja e toques de pimenta dedo de moça.

Acho o DUO muito chique. Nunca fui lá e quero ir, ouviu amor? Muito bem localizado e por fora é muito bonito. A proposta da casa é cozinha contemporânea. Esse cardápio tá bom hein? Morreria de dúvida para escolher a entrada. Será que rola um mix de salada com carpaccio e cogumelos silvestres? Esse risotto mediterrâneo parece uma delícia. Ó lá o limão Siciliano de novo. Super tendência. Não faço ideia do que seja crocante de Panko, mas sendo crocante, eu aprovo. Essa sobremesa me deixou com lombrigas. Brigadeiro sempre é bom, mas esses, feitos em restaurantes chiques e caros, geralmente são excelentes, uma experiência única. Quero ir, obrigada.

Le Bourbon – Rua Cândido Lopes – Centro

Entrada: Cevice de lulas e camarão em pesto de rúcula e cebolete ou creme à Montauban, creme de batatas e alho porró servido com croutons picantes de centeio.

Prato Principal: Lombo de robalo cozido em baixa temperatura em azeite de ervas, risotto com castanha do Brasil e pupunha gratinado com queijo Brie ou Escalopes crocantes ao coulis de Malbec guarnecido de tagliateli ao basílico tomates confit, aspargos e cogumelos.

Sobremesa: Peras em calda de especiarias e creme de mascarpone ou Tiramisú em calda de capuccino aromatizado com cardamomo.

Esse foi testado pelo ComoDemais. (ai sempre quis falar isso, haha). Fizemos a reserva e fomos provar esse cardápio interessante. Eu o escolhi por me parecer um dos cardápios mais bem elaborados, com ingredientes sofisticados e, claro, por ser o Le Bourbon, dentro de um dos hoteis mais chiques da cidade. Chegamos e nos acomodamos. Na cara do maitre ou dos garçons fica claro: ‘chegaram os jovens do restaurante week’, pensaram eles. A média de idade do local era no mínimo 50 anos. Ao nosso lado havia uma mesa que parecia uma reunião da ‘melhor idade da Nissei’. Pedimos. De entrada eu optei pelo Cevice. Gostoso. Leve, delicado, bem feito. O camarão, inteiro, com cauda e tudo, é difícil de comer. Quebrei o protocolo e peguei com a mão. Provei também o creme de batata. Sinceramente? Parecia sopa Vono de caneca. Absolutamente nada demais. O prato principal veio logo na sequência. Eu, mesmo não gostando de castanhas, pedi o risoto por causa do pupunha com brie. Divino. Poderia comer só isso. O risoto também estava delicioso. Achei o prato bem servido. Minha amiga pediu a outra opção de escalope com massa, apesar de gostoso ela disse que estava muito gorduroso. De sobremesa, todos foram no tiramisú. Perfeito, divino. Só não sei qual o gosto do cardomomo. Para harmonizar pedimos um argentino, La Linda malbec. A ser computado: não gostei da pressão do garçon para pedirmos a segunda garrafa de vinho. Achei muito incoveniente. De resto, o atendimento foi bom, atencioso e um jantar agradável. Confesso que esperava mais.

Aguardem no próximo post mais cardápios comentados e mais provas do ComoDemais.

2 comentários sobre “Curitiba Restaurant Fashion Week

  1. Bruna Corcini disse:

    Isa, um dia desses fomos ao Chalet Suisse comer fondue. Uma decepção. Não é ruim, mas a porção é para modelos que passam fome. Tão pouco que é constrangedor. E o preço é bem salgado. Não vale a pena pagar muito para comer quase nada. Não recomendo.

    Curtir

Deixe um comentário